Curso: Mestrado em Gestão da Educação (2 anos)
Departamento: Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
Coordenadora: Doutora Isabel de Almeida Lima Lobo

Enquadramento
Um Mestrado em Gestão da Educação é um programa académico que forma profissionais com as competências e habilidades necessárias para liderar o processo educativo de modo inovador e abrange áreas como administração das instituições educativas, organização escolar e direção, liderança, inovação nas instituições educativas, planificação estratégica, mecanismos de comunicação efetiva, políticas educativas.

Objetivos

 Que o estudante adquira ou desenvolva habilidades e competências para o desempenho da função de gestor de modo efetivo.

Perfil de Entrada & Condições de Acesso

O Mestrado em Gestão da Educação tem por destinatários preferenciais os dirigentes, gestores, educadores e académicos de nível superior das diversas áreas da educação, admitindo-se igualmente a sua frequência por estudantes e técnicos com habilitações adequadas e interesse na área em que pretendam prosseguir os seus estudos de segundo ciclo.

A admissão, à primeira matrícula no curso, será feita com base no currículo académico, científico e técnico e também com base na experiência profissional.

De acordo com a estrutura curricular e com as condições das instalações físicas da Universidade do Mindelo, o número mínimo de candidatos a admitir é de 10 (dez) e o máximo de 30 (trinta).

Critérios de selecção

Em caso de necessidade serão observados os seguintes critérios de seleção:

  •  Classificação final da Licenciatura;
  • Mérito da informação curricular e científica;
  • Entrevistas/provas de seleção.

Para os casos não previstos, a admissão será da responsabilidade do Conselho Científico da Universidade do Mindelo.

Perfil de saída e Empregabilidade

Ao Gestor de Educação deverá corresponder um perfil que tenha por finalidade contribuir para uma atitude de liderança que promova uma escola inclusiva, multicultural, respeitadora da diferenciação e dos Direitos Humanos, uma escola mais informada, inovadora e justa, respondendo aos desafios do aqui e agora, consciente do seu papel na preparação de futuros cidadãos em sintonia com os objetivos de educação para o século XXI.
No final da sua formação o estudante está habilitado a exercer qualquer função nas áreas de gestão da educação, designadamente:
Gestão de organizações educativas (funções de direção e de gestão administrativa – reitores, vice-reitores, inspetores, diretores, subdiretores e coordenadores académicos);
Investigação;
Assessoria.
Mesmo sendo uma profissão orientada para as instituições ligadas à educação, o profissional também pode atuar em empresas do segundo e terceiro setor, prestando consultorias ou gerindo projetos relacionados com a educação.

 

O curso de Mestrado em Gestão da Educação possui 3 (três) áreas científicas e um total de 96 créditos distribuídos por 4 (quatro) semestres e pelas diferentes áreas científicas, totalizando uma carga de trabalho de 2.992 horas. O quadro seguinte sintetiza as ECTS por área científica.

O quadro seguinte indica as unidades curriculares.

 

1|2º Ano - Unidades Curriculares
  • Políticas e Sistemas Educativos;
  • Gestão da Educação: paradigmas e práticas;
  • Gestão para uma Educação Integral, Sustentável e Inclusiva;
  • Planificação Estratégica da Educação;
  • Relações Interpessoais em Contextos Educativos;
  • Direção e Liderança;
  • Supervisão Pedagógica e Educativa;
  • Transformação Digital em Educação;
  • Gestão Académica e de Procedimentos;
  • Gestão Financeira de Organizações e Projetos;
  • Metodologia de Investigação em Educação;
  • Dissertação/Projeto (Seminários).
Documentação necessária
  • Formulário de candidatura online devidamente preenchido (Clique para descarregar);
  • Bilhete de Identidade / CNI;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Certificado de Equivalência (referente a graus obtidos no exterior e emitida pela DGES);
  • 2 Fotografias (tipo passe);
  • Declaração de NIF (Número de Identificação Fiscal).
Preço/serviços
  • Taxa de Matrícula:  15.000$00;
  • Propina 1º Ano (paga em 10 prestações de outubro a julho): 150.000$00;
  • Propina 2º Ano (paga em 10 prestações de outubro a julho): 150.000$00;

Avaliação/Acreditação/Registo

Despacho No:
Publicação:

Relatório de Auto-avaliação