Curso: Mestrado em Empreededorismo e Internacionalização (2 anos)
Departamento: Ciências Económicas e Empresariais
Coordenadora: Maria Clara Dias Pinto Ribeiro
Enquadramento
O mestrado em empreendedorismo e Internacionalização destina-se a promover formação avançada em gestão empresarial, economia internacional e internacionalização motivada pelo interesse do perfil de um empreendedor, bem como a investigação cientifica nas diversas áreas de investimento, financiamento que compõem as ciências económicas e empresariais, nomeadamente a gestão, a economia, o direito dos negócios internacionais, a estatística, o comercio internacional, a competitividade e globalização, com vista a criação de novos conhecimentos e novas abordagens.
As pesquisas no campo da internacionalização são motivadas não apenas pelo interesse desse perfil empreendedor, mas por um eventual pedido do exterior que pode levar à exportação do conhecimento nas diversas áreas neste mundo globalizado. A estrutura industrial típica para mercados com novos produtos e serviços é basicamente emergente ou em crescimento, e a escolha de mercados e serem trabalhados depende naturalmente de uma estratégia de international- pull ou movida pela demanda, portando justificando plenamente a proposta desde curso de mestrado.
Objetivos
O curso de mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização tem como objetivos gerais de promover competências e conhecimentos no sentido de orientar as empresas no seu processo de internacionalização e impulsionar a formação integrada de empreendedores.
Pretende desenvolver as capacidades da análise crítica dos principais problemas da economia internacional contemporânea, da competitividade e do ambiente internacional onde se inserem as empresas internacionalizadas, das decisões de política financeira internacional e do enquadramento legal dos negócios internacionais.
O Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização tem por destinatários preferenciais os detentores de um diploma de graduação cuja atividade profissional se desenvolve na área de Gestão, Economia Internacional, Empreendedorismo, Contabilidade, Fiscalidade, Finanças, Auditoria, Línguas e Relações Internacionais/empresariais, ou em outras áreas afins.
A admissão à primeira matrícula no curso, será feita com base no currículo académico, científico e técnico e, também, com base na experiência profissional.
De acordo com a estrutura curricular e com as condições das instalações físicas da Universidade do Mindelo, o número mínimo de candidatos a admitir é de 10 (dez) e o máximo de 30 (trinta).
Em caso de necessidade serão observados os seguintes critérios de seleção:
- Classificação final da Licenciatura;
- Mérito da informação curricular e científica;
- Entrevistas/provas de seleção.
Para os casos não previstos, a admissão será da responsabilidade do Conselho Científico da Universidade do Mindelo.
O Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização terá um perfil académico profissional multidisciplinar baseado nas áreas de conhecimento que sustentam a abrangência da sua intervenção, nomeadamente, a análise de mercados externos, economia monetária, elaboração e planeamento de políticas internacionais nas áreas de gestão financeira internacional, comercio e investimento internacional, direito dos negócios internacionais e analise de mercados externos e outras áreas afins.
O Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização obtém qualificação para desenvolver a sua atividade profissional no âmbito dos serviços das diversas áreas de negócios empreendedores e inovadores, agilizar a operacionalização da internacionalização nas organizações, analise dos mercados externos e a sua aplicabilidade no horizonte empresarial, estudo de viabilidade económica e financeira de forma mais abrangente numa analise internacional, capacidade de interpretar decisões na área do direito dos negócios internacionais, analisar detalhadamente o sistema bancário, em relação a regulamentação e supervisão, e outras áreas afins.
O Plano de Estudo está distribuído por semestres, assim, o curso tem um total de 120 créditos distribuídos por semestres e pelas diferentes áreas científicas, totalizando uma carga de trabalho de 3240 horas.
O quadro seguinte indica as unidades curriculares.
- Comercio e Investimento Internacionais;
- Competitividade e Globalização;
- Gestão Financeira Internacional;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Economia Monetária e Financeira;
- Empreendedorismo Internacional;
- Empreendedorismo Social;
- Analise de Mercados Externos;
- Direito dos Negócios Internacionais;
- Marketing Estratégico;
- Dissertação;
- Projeto de dissertação;
- Seminários Temáticos de Empreendedorismo e Internacionalização.
- Formulário de candidatura online devidamente preenchido (Clique para descarregar);
- Bilhete de Identidade / CNI;
- Certificado de Habilitações Literárias;
- Certificado de Equivalência (referente a graus obtidos no exterior e emitida pela DGES);
- 2 Fotografias (tipo passe);
- Declaração de NIF (Número de Identificação Fiscal).
- Taxa de Matrícula: 15.000$00;
- Propina 1º Ano (paga em 10 prestações de outubro a julho): 150.000$00;
- Propina 2º Ano (paga em 10 prestações de outubro a julho): 150.000$00;
Avaliação/Acreditação/Registo
Despacho No:
Publicação:
Relatório de Auto-avaliação