Onésimo Silveira

Mindelo, 08 Dez 2012 ! UM e Centro Cultural do Mindelo

Nota:

Onésimo Silveira foi um político, diplomata, escritor e tradutor de Cabo Verde. Considerado um dos mais proeminentes da elite literária de Cabo Verde.
Estudou em Uppsala, na Suécia durante a década de 1960, fez o doutoramento em Ciências Políticas, pela Universidade de Uppsala (Suécia), em 1976, ano em que começou a trabalhar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Foi crucial para o início do trabalho de solidariedade com o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde.
Foi embaixador de Cabo Verde em Portugal, em 2002, e o primeiro presidente da Câmara Municipal do Mindelo, em 1992.

O Reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, sustenta a escolha do agora honoris causa pelo seu “indiscutível mérito e prestígio que goza em Cabo Verde e no estrangeiro”, além da relação de amizade que existe entre o laureado e a universidade. Para Albertino Graça a vida e obra de Onésimo Silveira é o “símbolo maior expressão que pode-se considerar da cabo-verdianidade.

A cerimónia contou com a presença de várias individualidades do meio académico, da política nacional e regional, e também figuras da sociedade civil, de entre as quais o Primeiro-Ministro José Maria Neves, que marcou presença para participar neste tributo a Onésimo Silveira.
Neves valorizou as diversas vertentes que terão sido levadas em conta para justificar o título, entre elas, a de escritor, político, pensador, activista, combatente da liberdade da pátria, da democracia, e diplomata. E acredita que este título é “muito sentido” e considera Onésimo Silveira como “uma das grandes personalidades deste país”.

Na oração de sapiência foi demostrado através de Adelino Torres a universalidade do pensamento de Onésimo Silveira, através da sua bibliografia. “Distinto homem de letras, poeta, escritor e ensaísta características que fazem dele um dos grandes intelectuais contemporâneos não só de Cabo Verde mas da língua portuguesa”, afirmou o orador de sapiência.

Onésimo Silveira mostrou-se honrado com o título que lhe foi outorgado elogiando o percurso da Uni-Mindelo até esse momento.