Cardeal D. Arlindo Furtado
Nota:
A 9 de Dezembro o Santo Padre, o Papa João Paulo II, cria a Diocese de Mindelo e nomeia como o seu primeiro Bispo o Padre Arlindo Gomes Furtado. No dia 15 de Agosto de 2009 D. Arlindo toma posse como bispo de Santiago.
Em 2015 o Papa Francisco nomeou 15 cardeais, dentre eles Dom Arlindo Furtado, actualmente cardeal da diocese de Santiago.
O grau Honoris Causa, segundo o reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, foi atribuído tendo em conta o percurso de vida de Dom Arlindo “que enobrece toda a nação cabo-verdiana e no qual todos os cabo-verdianos podem inspirar-se”.
A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. O chefe do Governo considerou ser um “momento único” a atribuição do título honorífico “merecido” ao bispo de Santiago”, a qual a outorga do título a Dom Arlindo, “figura incontornável” de Cabo Verde, pela sua “simplicidade e pragmatismo, inteligência e humildade”, é “sinal de diálogo entre a ciência e a fé”.
Dom Arlindo Furtado destacou os valores da educação, enquanto potenciadora do próprio ser e da sua compreensão, considerando a Universidade o “único lugar em que a crítica é institucional, lugar de estudo dinâmico”.
Dom Arlindo Furtado lamentou que ódios e preconceitos raciais, ameaças e violência constituam uma “mancha horrenda em pleno século XXI”, considerando que a construção da paz, sendo um “processo que até pode regredir”, deve começar pela “reconciliação connosco próprios”.